Hotel Sky 10 anos, um privilégio
Em junho de 2011, o hotel esteve de aniversário, completando 10 anos. Uma década de história, uma década da minha vida.
Hotel Sky 10 anos - Dedicação, harmonia, coragem, otimismo, amor ao trabalho, responsabilidade e criatividade.
"Hoje, ao mesmo tempo em que congrego meus funcionários ativos, mantendo as portas abertas para todos os tipos de hospedagem, com intensa vontade de firmar parcerias e colaborar com os demais colegas, buscamos sempre bem representar a classe em todas as suas características, principalmente nos segmentos turístico, político, institucional e familiar.
Sem dúvida, hoje é um momento de alegria, porém, é claro, também é de reflexão. Afinal, além de proporcionar lazer, negócios e turismo, estamos honrando o nosso compromisso social, com dignidade.
Hoje tenho orgulho e o privilégio de, juntamente com meus funcionários, amigos, colaboradores, unidos e consagrados, transmitir boas energias, lembrando especialmente os atuais funcionários, agradecer e parabenizar a cada um, que com muita determinação, fazem ou fizeram parte da história do
Hotel Sky, que, vestem a camisa diariamente em favor de todos.
Que Deus nos ilumine e que sempre possamos agradecer pelo privilégio da vida, pelo que somos e temos, pela fascinante missão que guardamos, desafio, ideias e valores que possuímos. Muito obrigado ao atual quadro de funcionários, pelo excelente trabalho sério, competente e pelo sentimento de coragem de todos."
Hilário Krauspenhar, diretor
CLIQUE AQUI PARA LER A MATÉRIA 10 ANOS HOTEL SKY DO JORNAL DE GRAMADO COMPLETO
1- História de sucesso
Uma tecelagem na Rua Coronel Diniz (hoje Avenida das Hortênsias), no bairro Planalto, foi o embrião do Hotel Sky. O empreendimento herdou não somente o nome, mas também toda a energia, trabalho, simplicidade e empreendedorismo que Hilário e Nair Krauspenhar colocaram no seu primeiro negócio. O casal tem origem do interior de Nova Petrópolis e Gramado, onde tiveram a inspiração familiar para empreender.
Mesmo com o sucesso da fábrica e loja da Tecelagem Sky, o casal decidiu apostar na construção de um hotel. Em julho de 2001 foi inaugurado o primeiro bloco de apartamentos, com arquitetura em estilo bávaro. Hilário colocou no empreendimento toda a sua experiência adquirida trabalhando nos principais hotéis de Gramado e Canela.
O espírito empreendedor associado ao crescimento do turismo na região, fez com que Hilário ampliasse o hotel mais tarde e, no ano passado. incorporasse ao Sky o vizinho Hotel Tannenwald. Mas os investimentos não se restringem ao patrimônio. O Hotel Sky dá ênfase na qualidade do atendimento, um dos principais diferenciais do estabelecimento.
Ele agradece a esposa Nair, que acompanha o dia a dia do hotel, ao filho Arlei, que hoje está gerenciando a hospedagem e ao filho Kelvin, que administram o Sopas da Serra. Também agradece aos funcionários, amigos e pessoas com quem convive na sociedade. “Agradeço a todos e posso dizer que hoje sou uma pessoa feliz. Pois digo a vocês: o ano que vem vai ser melhor!”
2- Arquitetura germânica e estrutura invejável
Hotel Sky foi construído com uma arquitetura moderna, seguindo o estilo germânico enxaimel. Está localizado a 800 metros do centro de Gramado e todos seus apartamentos são de luxo, equipados com calefação central, carpete antialérgico ou piso laminado, colchões de mola (importados), travesseiros de pluma, televisor 20 polegadas, frigobar, telefone, secador de cabelo, ventilador de teto e aquecimento de água central. A estrutura se completa com elevador, garagem e estacionamento.
- Infraestrutura
- Todos apartamentos de luxo
- Calefação central
- Carpete Antialérgico
- Piso laminado
- Travesseiros de pluma
- Colchões de mola (Importados)
- Ventilador de teto
- Secador de cabelo
- Frigobar
- Telefone
- Televisor 20º
- Aquecimento de água central
- Café da manhã colonial
- Ampla sala de estar
- Sala com TV e lareira
- Elevador
- Estacionamento
- Garagem
- Sala de internet
- Sistema de wirlles - Wi-Fi (gratuito)
- Serviço de savanderia (terceirizado)
- Room service
- Casa de sopas (Sopas da Serra)
- Atendimento Familiar
Com atendimento familiar, o Hotel Sky proporciona aos seus hóspedes, momentos de inteira satisfação, tanto no tratamento pessoal, quanto nas acomodações confortáveis que completam a estrutura do hotel.
- Café da manhã colonial é imperdível
O café da manhã do Hotel Sky é um dos mais completos da hotelaria na região. É servido em sistema de buffet colonial, room service.
3- Possibilidade de ampliação em 2012
Hilário Krauspenhar afirma que tem estudado a proposta de ampliação do hotel em 2012, com a construção de mais um bloco, anexo ao antigo Tannenwald. “O governo federal está avaliando as nossas condições financeiras e temos credibilidade, respeito no setor hoteleiro e satisfação dos clientes. O termômetro está em alta nos nossos negócios”, afirma Hilário.
Esse sucesso e admiração não é de hoje e nem algo para o futuro. “Vem desde ontem”, orgulha-se o proprietário. “Só temos que realizar. Hoje eu desafio a mim mesmo pelas metas alcançadas. Em família, sonho juntar todos meus filhos e continuar este trabalho e que possam também ser bem sucedidos”, afirma.
4- Parte da equipe do Hotel Sky
“Querida família, colegas e colaboradores. Sinto-me privilegiado e honrado por terem escolhido o Hotel Sky e por ajudarem a manter este belíssimo empreendimento, juntar-se como família e se dedicar ao hotel. Não tenho palavras para expressar o que sinto. Por isso, deixo uma pequena mensagem em agradecimento a todos vocês.
Recebam meu carinho. Que cada dia desta nossa caminhada seja repleto de realizações e felicidades. Todos nós temos uma asa só e para alçar voos precisamos nos abraçar e voar juntos. Estou muito feliz porque tenho vocês e sua amizade. Existe algo em um simples abraço que sempre o coração nos dá boas vindas ao voltarmos para casa e torna fácil a partida. Um abraço é a forma de dividir as alegrias e tristezas que passamos. Abraço significa amor por alguém com quem realmente nos importamos em qualquer lugar. Cada um de vocês tem seu valor e, com o passar do tempo, sua constante dedicação a esta empresa fez com que se tornassem parte do sucesso. Acredito nestes valores que me impulsionam cada dia. Meu carinho e admiração pelo exemplo de competência e profissionalismo demonstrados em todos estes anos de trabalho. Reconheçam sua capacidade e comecem a trabalhar. Não esperem por colegas perfeitos e nem que façam o trabalho por vocês. Acreditem em si mesmos. Tenham iniciativa própria. Obrigado por estarem nesta empresa.“ Hilário Krauspenhar, diretor
5- Do interior, para um grande hotel
Quando saiu de casa, na Linha Brasil (interior de Nova Petrópolis), em 1975, Hilário Krauspenhar não imaginava que 36 anos depois estaria comemorando o sucesso do seu segundo empreendimento, o Hotel Sky, que no mês de julho completou 10 anos. Antes desse negócio, teve a Tecelagem Sky como primeiro empreendimento.
A curiosidade, a vontade de aprender e o espírito empreendedor fizeram com que ele conquistasse um emprego num dos principais hotéis de Gramado. Para um rapaz saído da colônia, isso era uma conquista e tanto.
Quando atingiu a maioridade, Hilário disse para o pai que iria a Gramado em busca de um trabalho melhor. “Sei um pouco da roça e de marcenaria, e tenho o primeiro grau completo. Acho que posso começar uma vida nova”, disse, diante da incredulidade do pai e da tristeza da mãe. Os pais o viram sair com uma mochila nas costas, imaginando que ele voltaria à noite, o que não aconteceu.
Começou a trabalhar em um grande hotel de Gramado. Com a experiência no ramo, incentivou os irmãos a saírem da colônia e também buscarem uma oportunidade na cidade. “Lembro da minha mãe sentada num canto, mexendo com a cabeça para os lados, contrariada, murmurando baixinho, lamentando tudo aquilo”, recorda Hilário. Já os sogros foram menos resistentes à saída do interior de Gramado da filha Nair.
Hilário não tem dúvidas de que tudo aconteceu graças ao trabalho e experiência em vários hotéis, fábricas de móveis e na tecelagem própria, onde surgiu o hotel. “Foi um período de lutas, dificuldades, alegrias e realizações”, relembra. Segundo ele, “muitos são testemunhas e podem atestar o crescimento do Hotel Sky e, certamente, valorizam a importância dessa conquista de 10 anos.”
“Hoje sinto orgulho dos meus queridos pais e saudade dos amigos e vizinhos que deixei no passado. Tudo isso, considero, hoje, um compromisso que assumi com ética, com a cidadania e com a dignidade humana. Só assim consegui manter minhas conquistas. E quem sabe posso continuar sonhando com um futuro ainda mais otimista. Hoje me sinto gramadense de coração.”
- Nair, visão empreendedora
Quando trabalhava no interior da cidade, com os pais Silda e Lirio, e a irmã Noeli, a empresária Nair Maria Leobet Krauspenhar, 54 anos, já sonhava em abrir o próprio negócio. Aos 20 anos, quando deixou a casa dos pais na Linha Bonita, passou a trabalhar numa tecelagem em Gramado. Um tempo depois, com o apoio do esposo Hilário, abriu a Tecelagem Sky, que existiu por 26 anos, no mesmo endereço do Hotel Sky. “Não dava para conciliar os dois negócios”, afirmou Nair, justificando porque deixou de tecer lã. Ela, no entanto, mantém guardado quase todo o maquinário da tecelagem. O hotel foi a conquista de um sonho. E não foi por acaso. É resultado de muito trabalho. É uma vitória! E isso conseguimos com o apoio da família”, relata. “Faço tudo com muito amor. Assim foi no interior, foi na tecelagem e é no hotel”, afirma Nair, quando questionada sobre a sua rotina diária, que inclui definir o café da manhã e acompanhar as tarefas das camareiras e serviços gerais.
6- Pais queriam ver filhos longe da dureza da roça
Muitos dos valores que Hilário e Nair Krauspenhar adotam no lar e no empreendimento da família são inspirados nos pais. Emílio e Loni Krauspenhar e Lirio Leobet (já falecido) e Silda Jahnel Leobet, mais do que incentivadores são exemplo para eles.
Loni, 77 anos, e Emílio Krauspenhar, 78, casados há 56 anos, residem na Linha Brasil, interior de Nova Petrópolis, onde criaram os seis filhos. A vida sempre foi dura para eles, não só pelas dificuldades que o trabalho na lavoura impõe aos colonos mas pelo desafio de criar uma filha com necessidades especiais, desde os 17 meses de vida, e que viveu por anos, um tempo superior à expectativa de vida para uma pessoa com paralisia. “Sempre deram muito carinho e atenção para ela”, afirma o neto Arlei Krauspenhar, filho de Nair e Hilário. “Ela sempre viveu na cama e nunca teve uma ferida no corpo”, afirma Loni, demonstrando a dedicação que sempre foi dispensada à filha.
Emílio se orgulha do que a colônia lhe proporcionou. Teve participação na criação da Escola Bom Pastor (oferece ensino técnico agrícola, entre outros cursos), no Sindicato dos Trabalhadores Rurais e também na sociedade da Linha Brasil.
A saída dos filhos de casa sempre foi traumático para o casal, principalmente para d. Loni. Ela lembra que às vésperas de completar 18 anos, Hilário foi advertido pelo pai para “tomar um rumo na vida”. Loni criticou a dureza das palavras do esposo na época. “Disse para ele estudar bem o que ele ia querer para o futuro. Disse para ele que na roça a gente era escravo e que sempre ia ficar pior”, recorda Emílio.
Hilário aceitou o “conselho” do pai e quando completou 18 anos saiu da Linha Brasil com uma mochila nas costas e foi para Gramado em busca de oportunidade profissional. Três dias depois voltou para casa com emprego um hotel e um lugar para morar. “Ele trabalha demais”, afirma a mãe, referindo-se a Hilário.
Silda sempre incentivou a filha e o genro a criarem seu próprio negócio
Foi na Linha Bonita, interior de Gramado, ao lado dos pais Lirio (falecido em 2005), da mãe Silda Jahnel Leobet e da irmã Noeli, que Nair Maria teve o exemplo para trabalhar com intensidade. “A gente plantava fumo e fazia manteiga e queijo. Sempre se trabalha muito na roça”, afirma d. Silda, lembrando que as filhas lhe acompanharam na colônia até casarem.
Ela recorda que incentivou a filha Nair e o genro Hilário a abrirem um negócio próprio, como a tecelagem e posteriormente o hotel. “Eles sempre trabalharam bastante”, afirma com orgulho, lembrando que Nair não se importava com a dureza do trabalho na roça. “A gente plantou fumo por 12 anos. Eram duas safras por ano. Um ano dava, em outro não. Um ano o preço era bom e noutro ele era baixo demais”, afirma ela, justificando porque incentivou as filhas a irem para a cidade em busca de um futuro mais garantido.
Viúva desde 2005, SilDa deixou o interior e foi morar com a família de Hilario e Nair no bairro Floresta, em Gramado. Hoje ela reside sozinha na casa mas seguidamente retorna à colônia para matar as saudades da vida na roça. “Seguido eles me buscam e me levam para a colônia onde eles plantam alguma coisa”, afirma Silda.
7- Pais são espelho
Braço direito dos pais no Hotel Sky, Arlei Krauspenhar, 27 Anos, procura seguir à risca os conselhos que tem recebido deles. Foi aconselhado por eles que Arlei deixou de ser garçom em um café colonial para ajudar na loja da Tecelagem Sky. Antes disso foi garagista e vendedor de toucas de Papai Noel confeccionadas pela tia que é costureira e de cucas feitas pela avó. Ele tinha, na época, 13 anos. “Me espelhei nos meus pais que sempre trabalharam bastante”, confessa.
Quando Hilário Krauspenhar começou a construir o hotel, Arlei seguiu o conselho do pai e se empregou no Hotel Laghetto, onde passou por todos os setores. “Trabalhei na cozinha, secando louça, fiz serviço de camareira, limpei banheiros e até tocos de cigarro eu tive que juntar na frente do hotel. Aprendi muito com o senhor Dreier, o qual tenho grande admiração. Também fui mensageiro, e recepcionista”, recorda Arlei.
Já com uma boa bagagem no ramo de hotelaria, aos 17 Anos, Arlei passou a trabalhar no hotel da família, iniciando pela recepção e novamente passando por todos os setores, sendo acompanhado, orientado e treinado pelo pai, Hilário. Hoje é gerente de reservas, mas também “abraça” a parte financeira, administração e o marketing. “O hotel cresceu muito rápido. Tem muita coisa para organizar, e eu ainda tenho muito que aprender, todo dia estou aprendendo”, finaliza Arlei.
- Projetando o futuro
Kelvin Leobet Krauspenhar, 18 anos, filho mais novo de Hilário e Nair, sempre conviveu com a rotina do hotel. Mas há dois anos tem trabalhado com mais intensidade, ajudando a cunhada Elisa na administração do restaurante Sopas da Serra. “Eu quero passar em todos os setores do restaurante e do hotel”, afirma Kelvin, acrescentando que pretende cursar Hotelaria e Administração de Empresas para se aperfeiçoar. “Estou focado na ideia de trabalhar no hotel. Sempre foi o sonho dos meus pais e o meu também, por isso vou em busca de qualificação”, destaca Kelvin.
8- Amigos reconhecem o talento da família
- “Domingo à noite, muita chuva, mudança a caminho, muitas dúvidas e expectativas em relação ao nosso futuro aqui em Gramado. Era fevereiro de 2003. E, em meio a esse turbilhão de acontecimentos, fomos gentilmente recebidos, para a nossa primeira noite como novos moradores da cidade, pelo casal Nair e Hilário, proprietários do Hotel Sky. Até hoje somos sempre gentilmente acolhidos por este casal e seus familiares. De lá para cá nasceu uma bonita amizade e uma profunda gratidão pelo companheirismo. Assim como a nossa família, tenho a certeza de que também outras tantas pessoas e famílias gostariam de externar este reconhecimento e agradecimento pela sempre calorosa recepção do casal Hilário e Nair Krauspenhar e porque eles conseguiram fazer que esta fosse também a marca do seu hotel.” Janete e Décio Saft, pastor da Igreja Evangélica de Gramado – IECLB
- "Gramado é uma cidade fantástica. Tenho o orgulho de dizer que meu trabalho como atriz de cinema começou aqui. Tenho grandes parceiros. E um deles é o Hotel Sky. Um hotel que, acima de tudo, oferece bem estar. O conceito onde todo ser humano busca para se sentir em casa. O empresário Hilário Krauspenhar é um gigante líder hoteleiro. Começou devagarinho e hoje é este líder que todos conhecem. Liderando com o apoio da família, o Hotel Sky a cada ano se concretiza no mercado. São dez anos de existência e três blocos já foram construídos devido a exigência do turista. A visão de Hilário, fez este homem investir numa casa de sopas. E ele não para por aí, vem mais novidades. Desejo à família Krauspenhar muitas felicidades e mais sucesso.” Fátima Guimarães, jornalista e atriz, integrante da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo de Santa Catarina
- “Gramado destaca-se pelo seu receptivo, pela boa mesa, pela sua ampla programação de eventos, belas paisagens e pela sua estrutura hoteleira, que presta serviço de primeira linha. As origens italiana, alemã e portuguesa são visíveis em nosso município e, não é difícil se imaginar estar em algum lugar da Europa quando se está percorrendo as ruas de Gramado. Este ar europeu é sentido em um dos principais hotéis de nossa cidade. O Sky, conduzido pelo empresário Hilário Darci Krauspenhar e família, retrata a valorização da cultura alemã e reforça ainda mais a tradição de bem receber, que é uma das marcas de Gramado, proporcionando aos visitantes momentos de lazer, com todo o conforto e atenção que o turista merece em nossa cidade. Parabéns pelos dez anos de sucesso.” Nestor Tissot, prefeito de Gramado 2011
- “Aos amigos do Hotel Sky, em nome do Hilário, Nair, Arlei, Kerlin e Kelvin, desejamos que continuem na trilha de êxito que sempre norteou a Família Krauspenhar, sinônimo de trabalho, honestidade e competência. Que esta pujante administração aponte sempre para o céu, que é o limite de quem trabalha para tornar Gramado ainda mais bela. Parabéns pela primeira década de sucesso.” Clênio Borges, advogado, de Porto Alegre
- “Temos uma proximidade muito grande com a família porque sou prima da Nair. Por isso, acompanhamos de perto toda a trajetória do hotel que é resultado do idealismo, perseverança e espírito empreendedor do casal. Nós vamos seguido para Gramado e nos hospedamos no hotel, que tem uma estrutura invejável. Eles são a nossa segunda família e o hotel a nossa segunda casa. Não nos surpreende este sucesso do Sky em apenas dez anos porque conhecemos a garra e a perseverança do Hilário.” Nadir Borges, comerciária, moradora de Porto Alegre
- “Conheço o Hilário e o Hotel Sky há pelo menos 20 anos, Tive o prazer de desenvolver o projeto arquitetônico do hotel em que ele fez questão de valorizar o estilo enxaimel, pouco visto na cidade. Isso se deve à sua origem alemã e por querer apresentar algo novo para o turista. Como empreendedor, é uma pessoa arrojada e visionária que busca em primeiro lugar a satisfação do seu cliente, às vezes até deixando de ter um ganho financeiro. Poucos tem essa visão.” Vonei Benetti, arquiteto e secretário municipal de Gramado
- “Há cinco anos, quando vim de Santa Catarina para Gramado, o Hilário foi a primeira pessoa que me abriu as portas para eu crescer profissionalmente. Quem convive com ele sabe que tem uma visão de empresário do futuro. Ele conhece vários negócios, não só a hotelaria, onde ele é um diferencial.” César Schmidt, massoterapeuta e esteticista.
CLIQUE AQUI PARA LER A MATÉRIA 10 ANOS HOTEL SKY DO JORNAL DE GRAMADO COMPLETO
HOSPEDAGEM EM GRAMADO E CANELA
CENTRAL DE RESERVAS SKY HOTÉIS
De SEG a SEX das 8h às 22h
WhatsApp: (54) 99104-4129
Acesse nossos canais de vendas: https://linktr.ee/SkyHoteis
#skyhoteis #hotelsky #10anos #gramado #canela #serragaucha #hospedagem #gastronomia #spa #parqueinfantil