2ª edição da Carijada Kaatártica
Ocorrerá nos dias 27 e 28 de fevereiro e 1º de março na Floresta Nacional (Flona) de Canela
A Floresta Nacional de Canela (Flona) recebe nos dias 27 e 28 de fevereiro e 1° de março a segunda edição da Carijada Kaatártica. O método artesanal de processamento da erva-mate é uma realização do Coletivo Catarse com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e das retomadas kaingang Gah Ré, de Porto Alegre, e Kógünh Mág, de Canela. O evento representa um resgate da cultura original de produção em contraste com a industrialização da planta, que é base de bebidas tradicionais como o chimarrão, o tererê e chá mate.
A Flona é uma Unidade de Conservação (UC) pública voltada à preservação da natureza por meio do uso sustentável da floresta, através da pesquisa e da educação ambiental, estando dedicada à proteção da Mata Atlântica, com mais de 500 hectares de área. Diferente dos parques, tem como foco estudar e aplicar formas responsáveis de se cuidar da natureza, mantendo os ecossistemas e recursos naturais resguardados.
Carijada é um método tradicional indígena e importante patrimônio cultural vivo de secagem e processamento de erva-mate (Ilex paraguariensis) feito com o calor de um braseiro. A erva podada é colocada em uma estrutura chamada carijo, um estrado de taquara ou madeira, e recebe o calor de um fogo de chão, processo que dura um mínimo de 12 horas.
A unidade permitiu a realização do evento justamente pelo caráter sustentável do manejo, pois a poda das árvores de erva-mate não prejudica as plantas, ao contrário, auxilia no seu desenvolvimento. Ao longo da carijada, serão manejados diversos pés de erva-mate que se encontram dentro dos 250 hectares de área de mata nativa da UC.
A 2ª Carijada Kaatártica ocorrerá no estilo vivência, detalhando cada etapa do processo, com duração de três dias (veja programação abaixo), culminando na manhã do domingo com a moagem e degustação de um mate puro, nativo, forte e originário. A atividade integra o Projeto Ponto de Cultura e Saúde Ventre Livre – Um ano de programação na Comuna do Arvoredo (e mais), contemplado pelo Edital Sedac n° 25/2024 PNAB – RS, realizado pelo Coletivo Catarse – Ponto de Cultura e Saúde Ventre Livre.
Esta é a 12ª edição de carijada que o Coletivo Catarse é o promotor ou co-organizador, tendo também participado de mais de 30 encontros do gênero. Com mais de uma década de trabalho no registro, divulgação e manutenção desta cultura, a cooperativa de comunicação, com sede em Porto Alegre, tem diversos materiais informativos sobre o tema.
Entre eles, destaca-se o projeto Carijo: Herança do Conhecimento Ancestral na Fabricação Artesanal da Erva-Mate, realizado com o IPHAN em parceria com o biólogo Moisés da Luz. Por meio dele, foram produzidos o documentário Carijo, o filme, o livro Carijo, saber cultural do Rio Grande do Sul, símbolo de resistência e conhecimento indígena e camponês na fabricação artesanal de erva-mate e a cartilha contendo o passo a passo para a produção artesanal do carijo.
Serviço
O quê: 2ª Carijada Kaatártica
Quando: 27 de fevereiro a 1º de março – Sexta-feira a domingo
Onde: Floresta Nacional de Canela (FLONA), R. Otaviano Amaral Píres, N° 518, Canela/RS.
Valor: R$ 250,00
O que está incluso: refeições (jantar 27/02, café da manhã/almoço/janta 28/02, café da manhã/almoço 01/03); local para acampamento; vivência de carijo e atrações culturais.
Inscrições: neste formulário. A efetivação da inscrição ocorrerá mediante o pagamento através da chave pix 07.236.218/0001-99, em nome de Cooperativa de Trabalho Catarse – Coletivo de Comunicação e Produção Cultural Ltda.
O que levar: equipamentos para acampar, pratos, copos e talheres, ferramentas para trabalho rural, se tiver (facão, serrote de poda, pilão), itens de higiene pessoal, roupas e sapatos para frio e umidade, repelente e protetor solar.
Programação:
27/02 – Sexta-feira – Montagem do carijo e do sapeco
13h – Receptivo
14h – Construção do carijo utilizando os materiais coletados
17h – Montagem do cancheador
28/02 – Sábado – Colheita, sapeco e ronda
9h – Manejo dos ervais nativos da Flona
13h – Sapeco
17h – Encarijamento e ronda
01/03 – Domingo – Moagem e distribuição
9h – Retirada da erva do carijo, cancheamento e soque
14h – Partilha da erva-mate e despedida
CENTRAL DE RESERVAS SKY HOTÉIS
De SEG a SEX das 8h às 17h48h
WhatsApp: (54) 992460007
Acesse nossos canais de vendas: https://linktr.ee/SkyHoteis
#CarijadaKaatártica #skyhoteis #serragaucha #encontro #festa #canela #hospedagem #gastronomia















