Festa das Hortênsias, a “mãe” dos eventos de Gramado
Festival de Cinema, Festa da Colônia e Natal Luz nasceram dentro deste evento
Em 1958 foi criada a Festa das Hortênsias, com o propósito de divulgar o potencial turístico de Gramado. Foram 12 edições que marcaram época, com shows, atrações culturais e esportivas.. Nasceu no primeiro mandato do prefeito Walter Bertolucci e de seu vice, Leopoldo Rosenfeld, e teve o decisivo apoio de Oscar Knorr, proprietário do Parque Knorr, conforme registrou a historiadora Iraci Casagrande Koppe, em seu livro “Gramado - Lago, as Hortênsias e o Turismo”.
É considerada a mãe dos demais grandes eventos turísticos de Gramado. Dentro das edições da Festa das Hortênsias nasceram o Festival de Cinema em 1973, a Festa da Colônia, em 1985, e o Natal Luz, em 1986.
“A 1ª Festa das Hortênsias ocorreu nos dias 7 e 8 de dezembro de 1958. Foi um grande acontecimento na nova cidade e que contou com total apoio da Prefeitura, da imprensa falada e escrita do Estado, atraindo grande número de visitantes, tendo sido toda a festa filmada por Odilon Lopes. Como não poderia deixar de ser, houve uma programação que contou com homenagens a políticos e demais convidados importantes da capital”, escreveu a pesquisadora Iraci.
Ela acrescenta que a festa teve apresentação de balé e danças gaúchas pelos CTGs Manotaço (Gramado) e Querência (Canela). O primeiro presidente da festa foi Heitor Klein.
Escolha das rainhas
O momento mais glamouroso da Festa das Hortênsias era a escolha da rainha e princesas do evento. Na primeira edição, as eleitas foram Iraci Casagrande (rainha), Rosalina Petersen (primeira princesa) e Irani Stürmer (segunda princesa). As últimas soberanas, da 12ª edição, foram Ana Paula Sartori (rainha), Ana Paula Caldas e Márcia Candiago (princesas).
Depois de oito anos de interrupção (1977 a 1985), a festa voltou revigorada e em outros moldes, de 15 de dezembro de 1984 a 13 de janeiro de 1985 (11ª edição). E de 20 de dezembro de 1986 a 11 de janeiro de 1987 ocorreu a 12ª Festa das Hortênsias.
A 13ª edição foi substituída pelo evento Cultura na Serra que ocorreu entre 17 e 31 de janeiro de 1991. Aquela edição teve atividades culturais e esportivas, incluindo prova hípica e show folclórico na Carrieri, e o primeiro Encontro de Música de Câmara de Gramado, que teve apresentação de encerramento no Centro Municipal de Cultura no dia 31 de janeiro de 1991.
Fotos do acervo da pesquisadora Iraci Casagrande Koppe, a coroação da primeira corte da Festa das Hortênsias. Na foto estão a rainha da Festa da Uva, Zilá Turra, a 1ª princesa, Rosalina Petersen, a rainha, Iraci Casagrande, e a 2ª princesa, Irani Stürmer e as últimas soberanas: a rainha Ana Paula Sartor (no meio) e as princess Ana Paula Caldas (esquerda) e Márcia Candiago Na primeira edição, a solenidade de abertura em em palco montado em frente à Igreja São Pedro
#eventos #cinema #novelas #gramado #historia #frio #skyhoteis #hortensias #serragaucha














