Lançamento da colheita da uva 2025 no RS

22 de janeiro de 2025

Estado é o maior produtor do fruto da videira e de vinhos no país, com cerca de 48 mil hectares de área cultivada

Com expectativa de produção de mais de 700 mil toneladas de uva em 2025, ocorreu nesta quinta-feira (16/1) a abertura oficial da colheita da uva, em Bento Gonçalves. O evento realizado na Vinícola Vistamontes, no distrito de Faria Lemos, também marcou a abertura da programação do “Bento em Vindima” e contou com a presença do secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Clair Kuhn, e demais autoridades.


O Rio Grande do Sul é o maior produtor de uvas e vinhos do país. São cerca de 15 mil famílias que produzem uvas em cerca de 48 mil hectares, em municípios da Serra e Campanha. A produção de uvas, vinhos e espumantes impulsiona o turismo, a gastronomia e a economia do Estado.


O secretário Kuhn, ressaltou o destaque que a produção do fruto da videira alcança hoje em todo o território nacional. “A projeção é que teremos uma safra cheia, de retomada da produção, e expectativa de alta qualidade dos frutos, que terão impactos diretos na produção dos nossos vinhos, espumantes e sucos”, afirmou.

Kuhn ainda fez uma referência ao chapéu de palha dos agricultores. “O chapéu é muito usado para se proteger do sol, mas quando a gente tira o chapéu para alguém é em questão de muito carinho, respeito e admiração. Então nós, o governo do Estado, tiramos o chapéu aos nossos agricultores e amigos italianos”, ressaltou.


Desta vez, a propriedade escolhida para sediar a abertura foi a de uma família que cultiva vinhedos desde 1918, há cinco gerações. Idealizada pelo casal de enólogos Geyce Marta Salton e Anderson De Césaro, a Vinícola Vistamontes incorporou o enoturismo à tradicional propriedade vitícola em 2009. Sua produção é de espumantes e vinhos barricados de lotes limitados, além dos sucos de uva.


“Todo o cultivo das vinhas, do plantio à colheita, é feito de forma manual, por pessoas apaixonadas, experientes e dedicadas, que possuem um saber fazer peculiar, passado de geração a geração desde mais de um século”, contou Geyce.


Para o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, a colheita representa o trabalho dos agricultores. “Receber aqui esse evento tem um significado muito importante para a nossa comunidade. Passamos juntos por momentos de dificuldades que nos fortaleceram como sociedade. Hoje apresentamos uma safra de qualidade, mas, principalmente, queremos reforçar e valorizar esses homens e essas mulheres responsáveis pelo desenvolvimento do nosso Estado”, garantiu Siqueira.


O secretário de Turismo Ronaldo Santini também esteve presente no evento e destacou a importância dessa época de colheita para o Rio Grande do Sul. “É fundamental que a gente promova, também, o nosso período de colheita da uva, que representa os esforços de um trabalho árduo dos nossos produtores durante todo o ano. Se temos o Natal Luz no segundo semestre, podemos fazer também um produto forte nacionalmente com a nossa vindima. Há um mundo de possibilidades para oferecermos aos turistas, seja proporcionando a experiência da pisa da uva, seja levando um grupo para visualizar o parreiral cheio e participar da colheita, por exemplo. Também é possível oferecer almoços nos vinhedos e a degustações especiais”, ressaltou Santini.


Números do setor


De acordo com o IBGE a produção total de uvas, em 2024, foi de 703 mil toneladas, representando uma queda de aproximadamente 23% em relação à safra de 2023, que foi de 907 mil toneladas de uvas. O Valor Bruto da Produção (VBP) da safra de 2024 foi de R$ 1,68 bilhão. Já a produção de uvas destinada à indústria, foi de 485,5 mil toneladas em 2024, segundo declarações feitas no Sistema de Declarações Vinícolas (Sisdevin) da Seapi.


O município de Bento Gonçalves possui cerca de 1.100 produtores de uvas e uma área de 4.700 hectares. É a cidade que mais industrializa uvas no Rio Grande do Sul, tanto para sucos como para vinhos. Em volume de produção de uvas, ocupa a segunda posição, ficando atrás apenas de Flores da Cunha, também na Serra gaúcha.


HOSPEDAGEM EM GRAMADO E CANELA

CENTRAL DE RESERVAS SKY HOTÉIS

De SEG a SEX das 8h às 17h48h

WhatsApp: (54) 99246-0007

www.skyhoteis.com.br


Acesse nossos canais de vendas: https://linktr.ee/SkyHoteis

Foto: Fernando Dias/ Ascom Seapi
Texto: Darlene Coitinho/ Ascom Seapi
Edição: Secom


#gramado #serragaucha #tour #canela #hotelsky #skyhoteis #hospedagem #ingressos

TV Candidés - Entrevista Hilário Krauspenhar – Sky Hotéis
20 de fevereiro de 2026
Jornalista Samuel Do Valle da TV Candidés de MG entrevista o CEO da rede Sky Hotéis de Gramado e Canela, Hilário Krauspenhar
Festival do Azeite
19 de fevereiro de 2026
Olivas de Gramado promove o festival com experiências imersivas e sensoriais
Gramado projeta recorde na Páscoa
19 de fevereiro de 2026
com expansão da produção de chocolate artesanal para 2026
2ª edição da Carijada Kaatártica
18 de fevereiro de 2026
Evento em Canela traz resgate histórico da cultura original e processamento da erva-mate
Festa da Uva 2026
18 de fevereiro de 2026
Ocorre de 19 de fevereiro a 08 de março 2026 em Caxias do Sul
Carnaval no Sky Kids
13 de fevereiro de 2026
De 14 a 17 de fevereiro a criançada vai fazer folia aqui no Sky Kids!
Novo Mundo a Vapor, em Canela, já tem data de inauguração
13 de fevereiro de 2026
Já tem datas definidas para abrir suas portas ao público, dia 10 de Abril
Kaingang passam a integrar o patrimônio cultural de Gramado
13 de fevereiro de 2026
Já estão instaladas na parede lateral do Arquivo Público João Leopoldo Lied, junto à Vila Joaquina
Mini Mundo prepara atrações para o Carnaval
12 de fevereiro de 2026
Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, o parque promove o Mini Mundo Folia, com cinco dias de atividades, brincadeiras e atrações temáticas na charmosa cidade em miniatura.
Gramado tem experiência de Olimpíadas de Inverno
12 de fevereiro de 2026
Parque de neve na cidade oferece aos turistas uma pista de esqui e snowboard de 120 metros de extensão; Visitantes podem praticar modalidades olímpicas a -5°.
Mais Posts