51ª edição do Festival de Cinema de Gramado

ago. 11, 2023

Começa nesta sexta; 51ª edição do Festival de Cinema de Gramado e confira a programação

O 51º Festival de Cinema de Gramado dá os seus primeiros passos nesta sexta-feira (11), com a Mostra Infantil e o Educavídeo. As principais atrações, no entanto, começam a ganhar espaço no sábado (12), quando será exibido o filme de abertura, Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, e a Mostra Competitiva será iniciada.


Entre os destaques da edição de 2023, está a primeira exibição de uma série dentro do evento, em uma sessão especial, fora de competição. A atração escolhida para ter a sua première mundial em Gramado foi Cangaço Novo, de Aly Muritiba e Fábio Mendonça. Na segunda-feira (14) será exibido o primeiro episódio da produção, que estreia no dia 18 de agosto, no Amazon Prime Video.


A programação se estende até o outro sábado, dia 19, quando haverá a entrega dos Kikitos para as mostras competitivas de curtas e longas-metragens brasileiros, documentais e gaúchos. Durante o evento, vale a Rua Coberta será sempre aberta às 17h e, também, haverá atividades do Conexões Gramado Film Market, no Museu do Festival de Cinema de Gramado.


Veja a programação que ocorre no Palácio dos Festivais:


Sexta-feira (11)

  • Mostra Infantil

Em dois horários, às 8h30min e às 14h, ocorre a exibição da animação brasileira Chef Jack – O Cozinheiro Aventureiro, de Guilherme Fiuza Zenha.

  • Educavídeo

A partir das 18h, serão exibidas as produções desenvolvidas pelos alunos do Educavídeo, que têm entre 12 e 16 anos. A capacitação, destinada a escolas da rede municipal de ensino, oferece formação básica na área do cinema.


Sábado

  • Mostra de Curtas-metragens Gaúchos

A partir das 13h, serão exibidos os filmes Messi (Três Passos), de Henrique Lahude e Camila Acosta; Fitoterapia (Porto Alegre), de Eduardo Piotroski; Glênio (Santa Maria e Porto Alegre), de Luiz Alberto Cassol; Tremendo Trovão (Pelotas), de Rubens Fabricio Anzolin; Fiar o Vento (Arambaré), de Mari Moraga; Os Féders Vão Dormir (Esteio), de Eder Ramos; Flora (Porto Alegre), de Ana Moura; Colapso Terra em Chamas (Porto Alegre, Viamão e Igrejinha), de Lucas Tergolina e Matheus Melchionna; Concha de Água Doce (Porto Alegre), de Lau Azevedo e João Pires; Livra-me (Santa Cruz do Sul), de Felipe da Fonseca Peroni; Carcinização (Pelotas), de Denis Souza; e O Tempo (Porto Alegre), de Ellen Correa.

  • Filme de abertura

Será exibido, a partir das 18h, o documentário Retratos Fantasmas, do pernambucano Kleber Mendonça Filho.

  • Mostra competitiva

A exibição dos títulos que disputam a Mostra Competitiva começa às 20h. O público poderá assistir aos curtas-metragens YÃMÎ YAH-PÁ (Rio de Janeiro), de Vladimir Seixas, e Deixa (Rio de Janeiro), de Mariana Jaspe, bem como ao longa-metragem Angela (São Paulo), de Hugo Prata.

Domingo

  • Reprise

A partir das 8h30min, será reexibido o longa-metragem Angela (São Paulo), de Hugo Prata, que faz parte da Mostra Competitiva.

  • Mostra de Curtas-metragens Gaúchos

A partir das 13h, serão exibidos os filmes Restaurante (Caçapava do Sul e Minas do Camaquã), de Leonardo da Rosa; Nau (Porto Alegre), de Renata de Lélis; Eu, Tibano (Santa Cruz do Sul), de Diego Tafarel e Zé Corrêa; Combustão Espontânea (Pelotas), de João Werlang e Pedro Bournoukian; Concorso Internazionale (Gramado), de Bruno de Oliveira; Sabão Líquido (Porto Alegre e Maquiné), de Fernanda Reis e Gabriel Faccini; Meu Nome é Leco (Porto Alegre), de Diana Mesquita e Marina Falkembach; Aurora (Pelotas), de Bruna Ueno; Centenário da Minha Bisa (Alvorada e Porto Alegre), de Cristyelen Ambrosio; Rasgão (Porto Alegre), de Victor Di Marco e Márcio Picoli; e As Ondas (Porto Alegre), de Leandro Engelke e Richard Tavares.

  • Mostra Competitiva

A mostra dos filmes em competição retorna a partir das 17h30min do domingo (13). Serão exibidos os curtas A Última Vez que Ouvi Deus Chorar (Minas Gerais), de Marco Antônio Pereira; e Camaco (Minas Gerais), de Breno Alvarenga. Logo após, será vez do longa Tia Virgínia (São Paulo), de Fabio Meira, ser apresentado para o público.

  • Homenagens e premiações

Após as exibições dos filmes em competição, o Festival de Cinema de Gramado fará homenagens, com a entrega do Troféu Sirmar Antunes e dos prêmios Leonardo Machado e Novas Façanhas. Na sequência, às 22h30min, ocorrerá a cerimônia de premiação para consagrar os filmes vencedores do Troféu Assembleia Legislativa - Mostra Gaúcha de Curtas.


Segunda-feira (14)

  • Reprise

O longa Tia Virgínia (São Paulo), de Fabio Meira, que faz parte da Mostra Competitiva, será reapresentado para o público.

  • Mostra de Longas-metragens Gaúchos

O Festival dará início à mostra dedicada aos longas gaúchos a partir das 14h, com a exibição de Céu Aberto (Dom Pedrito), de Elisa Pessoa.

  • Mostra Competitiva

Quatro títulos serão exibidos a partir das 17h30min: o curta gaúcho que concorre com os nacionais, Sabão Líquido (Porto Alegre e Maquiné), de Fernanda Reis e Gabriel Faccini; o longa Mais Pesado é o Céu (Ceará), de Petrus Cariry; o curta Jussara (Bahia), de Camila Cordeiro Ribeiro; e o documentário Memórias da Chuva (Ceará), de Wolney Oliveira.

  • Sessão Especial

O Festival de Cinema de Gramado, pela primeira vez, abre espaço para uma série. O episódio inicial de Cangaço Novo (São Paulo), de Aly Muritiba e Fábio Mendonça, será exibido a partir das 20h. A produção, que conta com um total de oito capítulos, estreará no dia 18 de agosto, no Amazon Prime Video.


Terça-feira (15)

  • Reprise

O longa Mais Pesado é o Céu, de Petrus Cariry, que faz parte da Mostra Competitiva, será reexibido às 8h30min.

  • Mostra de Longas-metragens Gaúchos

Um Certo Cinema Gaúcho de Porto Alegre (Porto Alegre), de Boca Migotto, será exibido às 14h, dando sequência à mostra dedicada aos títulos do Estado.

  • Mostra Competitiva

Às 17h30min, a Mostra Competitiva ganha sequência com os curtas Ela Mora Logo Ali (Rondônia), de Fabiano Barros e Rafael Rogante, e Remendo (Espírito Santo), de Roger Ghil; o longa O Barulho da Noite (Tocantins), de Eva Pereira; e o documentário Da Porta Pra Fora (Distrito Federal), de Thiago Foresti.

  • Homenagem

Entre as exibições dos filmes da Mostra Competitiva, haverá a entrega do Troféu Oscarito para as atrizes Laura Cardoso e Léa Garcia.


Quarta-feira (16)

  • Reprise

O longa O Barulho da Noite, de Eva Pereira, que faz parte da Mostra Competitiva, ganhará nova exibição a partir das 8h30min.

  • Mostra de Longas-metragens Gaúchos

Às 14h, O Acidente (Porto Alegre), de Bruno Carboni, será exibido no Palácio dos Festivais.

  • Mostra Competitiva

Com início às 17h30min, a Mostra Competitiva exibirá os curtas Pássaro Memória (Rio de Janeiro), de Leonardo Martinelli, e Casa de Bonecas (Maranhão), de George Pedrosa; o longa Uma Família Feliz (Paraná), de José Eduardo Belmonte; e o documentário Roberto Farias – Memórias de um Cineasta (Rio de Janeiro), de Marise Farias.


Quinta-feira (17)

  • Reprise

Uma Família Feliz (Paraná), longa de José Eduardo Belmonte, que faz parte da Mostra Competitiva, ganha nova exibição às 8h30min.

  • Mostra de Longas-metragens Gaúchos

A partir das 14h, será exibido o longa Sobreviventes do Pampa (Porto Alegre), de Rogério Rodrigues.

  • Mostra Competitiva

O Palácio dos Festivais, a partir das 17h30m, inicia as exibições dos títulos da Mostra Competitiva. Serão apresentados os curtas Mãri Hi – A Árvore do Sonho (Roraima), de Morzaniel Ɨramari, e Cama Vazia (São Paulo), de Fábio Rogério e Jean-Claude Bernardet; o longa Mussum, O Filmis (Rio de Janeiro), de Silvio Guindane; e o documentário Anhangabaú (São Paulo), de Lufe Bollini.

  • Homenagem

Entre as exibições da Mostra Competitiva, será feita a entrega do Troféu Cidade de Gramado para a atriz Ingrid Guimarães.


Sexta-feira (18)

  • Reprise

Às 8h30min, Mussum, O Filmis (Rio de Janeiro), de Silvio Guindane, ganha nova exibição às 8h30min, no Palácio dos Festivais. O filme faz parte da Mostra Competitiva.

  • Mostra de Longas-metragens Gaúchos

Hamlet (Porto Alegre), de Zeca Brito, será exibido para o público a partir das 14h, no Palácio dos Festivais.

  • Mostra Competitiva

O documentário Luis Fernando Verissimo – O Filme (Rio Grande do Sul), de Luzimar Stricher, será exibido a partir das 17h30min.

  • Homenagens

Logo após a exibição do filme da Mostra Competitiva, ocorrerão as entregas do Troféu Eduardo Abelin para Lucy Barreto e do Troféu Kikito de Cristal para Alice Braga.


Sábado (19)

  • Cerimônia de premiação

No último dia do evento, o Palácio dos Festivais abrigará o ponto mais alto do Festival de Cinema de Gramado, que é a cerimônia de premiação. A partir das 21h, ocorrerá a entrega dos Kikitos para as mostras competitivas de curtas-metragens brasileiros e longas-metragens brasileiros, documentais e gaúchos.

A programação completa do 51º Festival de Cinema de Gramado pode ser conferida no site oficial do evento.


Ingressos

Para as sessões de 12 a 18, o ingresso custa R$100,00. Já para a grande cerimônia de entrega dos Kikitos, no dia 19, o acesso ao Palácio dos Festivais custa R$250,00.

Os ingressos poderão ser adquiridos no site do festival.


GARANTE A SUA HOSPEDAGEM SKY HOTÉIS

De SEG a SEX das 8h às 22h

WhatsApp: (54) 99104-4129

www.skyhoteis.com.br


Acesse nossos canais de vendas: https://linktr.ee/SkyHoteis


fonte: Festival de Cinema de Gramado


#skyhoteis #ingressos #festivaldecinemadegramado #site #gramado #hospedagem #festivaldecinema #cinema #gastronomia

06 mai., 2024
Sobre a situação das estradas, aeroportos, hotéis da rede Sky, parques e atrações
samuara
29 abr., 2024
Aconteceu de 25 de abril, quinta, no Sky Samuara Hotel.
26 abr., 2024
Será realizado na segunda-feira, dia 13 de maio, das 9h às 19h, no Sky Samuara Hotel, em Caxias do Sul (RS)
26 abr., 2024
Programação, que tem 18 dias de atividades, ocorre no complexo da Expogramado
caminhos de outono
22 abr., 2024
Evento ocorrerá nos dias 11 e 12 de maio, na Rua João Alfredo Schneider, no bairro Planalto!
Natal Luz de Gramado
18 abr., 2024
“Acolhimento” será o tema do 39º Natal Luz de Gramado com atrações mais acessíveis e inclusivas
paradouro
17 abr., 2024
Paradouro das Nuvens, entre Gramado e Igrejinha, abre ao público no dia 19 de maio.
tricofest
15 abr., 2024
A Tricofest acontece 10 de Maio a16 de Junho em Nova Petrópolis
festival da batata
11 abr., 2024
São Francisco de Paula sedia a 5ª edição do Festival Gastronômico da Batata, de sexta-feira (12) a domingo (14), que ocorrerá pelo segundo ano na Praça Podalyro Alves da Silva.
decolar
09 abr., 2024
Entre os premiados, temos a honra de reconhecer a rede Sky Hotéis como preferencial em cada uma dessas encantadoras cidades: Gramado e Canela
Mais Posts
Share by: